(11) 2207-7676
Rua Cana Verde, 110, Galpão 155 - Itaquaquecetuba/SP

Blog

CMYK, RGB ou Pantone?

Como escolher as cores para seus rĂ³tulos

Existem basicamente três sistemas de cores disponíveis no mercado. São eles: CMYK, RGB e Pantone.

CMYK
É a abreviação do sistema formado pelas cores: Cyan, Magenta, Amarelo e Preto, que é um sistema de ˜cores pigmento˜, tinta.

As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e uma vez sobrepostos esses pigmentos refletem menos luz, até haver uma ausência total dela, que é o preto.

Este sistema é o principal sistema de cores utilizado pelas indústrias gráficas para material impresso. Além das três cores primárias, também é preciso do preto, ele é essencial para definir os detalhes da imagem, e porque K e não B, de black? Este K, vem de do inglês “Key” que significa “chave”. O preto é a cor chave para definir o tom das outras cores, ou seja: para conseguir um amarelo mais escuro, adiciona-se o preto, por exemplo. Nem todas as cores podem sem impressas através deste sistema, algumas só serão possíveis com a adição de uma cor pantone, como veremos mais adiante.

RGB
Lembra que falamos lá no cmyk que ele era uma cor pigmento porque refletia a luz? Bem agora falaremos do RBG, que também é uma abreviação mas só que desta vez de Red (vermelho), Green (verde) e Blue (blue). Ao contrário do CMYK que é cor pigmento, o RGB é cor luz, portanto é uma sistema de síntese aditiva, ou seja, se projetarmos o azul, verde e vermelho (RGB) a sobreposição, duas a duas, dessas cores, irão resultar em cores primárias (magenta, amarelo, azul ciano), e a sobreposição das três  juntas resulta o branco. Isso acontece porque, como as cores são a luz propriamente dita, ao juntar todas elas iremos emitir mais luz, e a junção de todas as cores de luz resulta na luz branca, assim como as cores do arco-íris são resultantes da separação da luz branca.

O sistema RGB é usado nos objetos que emitem luz, como por exemplo esta tela que você está usando no momento para ler este post, TV’S, câmeras, smatphones, etc. As cores são obtidas neste sistema através de uma escala que vai de 0 a 255, quando todas estão no máximo (255, 255, 255) o resultado é a cor branca (máxima presença de luz), e quando todos estão no menor valor (0,0,0) o resultado é a cor preta (máxima ausência de luz).

PANTONE
A Pantone, é uma empresa americana sediada em New Jersey, considerada hoje uma autoridade quando a questão é cor. O seu sistema de cores é amplamente conhecido , eles possuem todo tipo de cor que você imaginar, e por isso é utilizado por diversos segmentos da indústria gráfica, além da têxtil, tintas e plástico.

As cores produzidas por ela, são cores exatas, prontas e possuem uma alta fidelidade de cor. Elas não estão naquelas quatro do CMYK, elas devem ser usadas a parte, e são escolhidas através de uma numeração em seu catálogo, como por exemplo a coca cola: o vermelho usado na marca é o Pantone 185, com essa numeração ela garante que o vermelho de sua embalagem seja o mesmo, não importando aonde ela seja impresso. Um outro exemplo simples é a impressão da capa de um livro que tenha uma cor fluorescente. Esta impressão não será feita pelo sistema RGB, lembra? Será pelo CMYK, porém ele não tem como gerar esta cor fluorescente, (outras sim, apesar de não ficar com a mesma fidelidade) pois é formado pela mistura de quatro pigmentos primários, e é aí que entra a cor Pantone, que será escolhida através do seu código, e assim trabalhar em conjunto para que a impressão saia como desejada.

Então já sabe, né? Quando for fechar seus arquivos para impressão, sempre usar o modo de cor CMYK, combinado! ;)

 

Fonte: https://sala7design.com.br/2016/06/falando-sobre-cores-entenda-o-que-e-cmyk-rgb-e-pantone.html

 

 

Autor: Maya

Mais publicações